quarta-feira, junho 21, 2017

Dinheiro para vinho, ou comida na mão? O dinheiro tem tendência a fluir para outros sítios e outros bolsos e a comida tem tendência a entulhar e a estragar-se.


Houve uma época em que, quando os pobres nos pediam dinheiro, respondíamos: não dou dinheiro para vinho. Se quer comer, dou-lhe comida.

Depois disto, várias vezes os "pobres" me incomodaram a pedir que fosse com eles a um café para lhes pagar uma sopa. Prefiro dar dinheiro, se for para vinho é "para dar de comer a um milhão de portugueses".

Mas isto alastrou e chegou a Cabo Verde e ao Brasil. 

Em Cabo Verde, uma rapariga com uma mostrenga ao colo, enorme, gorda e nada parecida com ela, pediu-me dinheiro e eu dei. No dia seguinte, já sem mostrenga, pediu-me que fosse com ela  a um mercadinho, dar-lhe fraldas descartáveis para  menina. 
Como as fraldas eram caras, queria que eu lhe desse 20 Euros para comprar num sítio onde era mais barato, porque já muitas senhoras tinham feito isso.
As meninas do mercadinho disseram que nunca tinham visto aquela rapariga com cara de drogada. 

Vem isto a propósito da nossa  recente tendência para dar arroz, massa, leite e açúcar aos pobres. Em pacotes comprados nos grandes supermercados. Sentido-nos bem (alguns sentem-se mal), sentido-nos caridosos, ao tocarmos na comida que outros hão-de comer, coitadinhos...

Mas, se em vez de comprarmos estas coisas, dermos o dinheiro, a entidade pode negociar um preço muito mais barato, se for para um terra pequena, pode dar o dinheiro para essa terra, e além do mais, não será necessário um armazém imenso, como o do banco alimentar Contra a Fome, a gastar, no mínimo, electricidade, água, etc., nem o transporte para outras terras, que muitas vezes nem se realiza.

E se dermos o dinheiro para contas solidárias: Isso sim, mas não esquecer de verificar se o dinheiro foi para quem o queríamos dar... 

E já agora, os animais. Numa tragédia, também ficam sem dono, sem comida nem água e sem assistência, às vezes presos, até porque têm mais capacidade de sobrevivência do que nós.

Dar dinheiro para contas solidárias é a solução, talvez para os bombeiros de certa região, telefonando para lá a pedir o IBAN ou NIB, para organizações de animais, perguntando o mesmo...

O dinheiro tem tendência apara fluir para outros sítios e outros bolsos.
E a comida tem tendência a entulhar e a estragar-se.



Sem comentários: