domingo, novembro 18, 2012

Polícia descanonizada




(Imagens que circulam no Facebook)

Durante uns meses, a polícia foi muito bonitinha, estava do lado do povo.

Como se vê claramente pelas imagens, entre os cerca de 10 (toda a gente refere cerca de dez) agitadores e provocadores, pelo menos 3 eram polícias. Ou seriam mais? Seriam todos?

Para quê? 

A ideia é meter medo à população e anular as manifestações pacíficas. 
Alguns testemunhos afirmam que a polícia atacou um homem que estava numa cadeira de rodas e que outras pessoas o rodearam, para o proteger, optando por serem espancadas em vez dele.

Alguns testemunhos afirmam e demonstram por fotos que a polícia agrediu pessoas no Cais do Sodré, bem longe de São Bento e que algumas nunca estiveram na manifestação. 

Dirão que não é pacífica a atitude de quem vê atirar pedras? Então vejam, nas muitas imagens que existem, como teria sido fácil capturar uns cinco que arrancavam pedras da calçada. E estes infiltrados, juntamente com aquele corpo gigantesco de intervenção, não eram capazes de prender 5 ou 6 criaturas e deixar em paz as outras?

Apanhar os provocadores era obrigação da polícia, até para proteger os que se manifestavam pacificamente. Mas se alguns deles, talvez metade deles, eram agentes da polícia....

Também me surpreende a opinião de muitas pessoas, incluindo comentadores políticos, manifestando enorme estranheza por as pessoas não terem fugido mais cedo. Perguntam se não era previsível o ataque da polícia de choque.

A mim parece-me que, se estão presentes muitos polícias de choque com ar beligerante, armados até aos dentes, com carrinhas de grades... sim, é previsível. E respondo:

- A coragem deixou de ser uma virtude? 
- A CORAGEM PASSOU A SER UM DISPARATE?

Se só existissem os rádios, as televisões e os jornais, nunca teríamos acesso a esta informação. Mas a net, o Facebook e os blogues encarregam-se de mostrar o que os mass media tentam esconder.



Sem comentários: