sexta-feira, maio 06, 2011

A crise desperta o humor

Gostei deste artigo do Jornal de Negócios, assim como da palavra PORMAIOR  / contrário de pormenor

Não querem contratar a Troika?

Três homens que não conheciam a economia portuguesa vieram a Lisboa e em três semanas fizeram o melhor programa de Governo que o país conheceu em décadas.

Este "pormaior" merece reflexão. Porque se eles conseguiram fazer um programa de Governo completo, é porque os problemas estão bem identificados. Razão pela qual vale a pena perguntar porque é que os partidos que nos governam não propõem um receituário desta qualidade. Se calhar é porque a qualidade da decisão política portuguesa é má.
O programa de ajustamento é duro? É. Vai ser muito difícil cumpri-lo, nomeadamente em matéria de redução de despesa (v.g. os protestos de Rui Rio, político de direita, sobre o corte de chefias nas autarquias)? Sem dúvida. Mas sejamos honestos: o programa é aquilo de que o país precisa para se modernizar. De tal maneira que é legítimo dizer que se 80% do que lá está for cumprido, daqui a cinco anos Portugal será um país muito diferente (para melhor). E nem é preciso o marketing do engenheiro Sócrates para prometer isto...
[...]
Camilo Lourenço

Sem comentários: